https://killedbygoogle.com/ apresenta as tecnologias/produtos do Google que foram mortas ou tiveram sua morte anunciada (pelo próprio Google).

Não é demais colocar aqui que o Google é uma empresa que certamente está entre as mais inovadoras de que temos conhecimento.

171 é o total, entre aplicativos, serviços e hardwares.

Numa primeira leitura, talvez fiquemos surpreendidos por serviços já mortos e que sequer sabíamos ser existentes, embora tenham outros mais comuns, como Google Hangouts on Air (que vai ser destruído ainda em 2019), o Google News & Weather, Google Allo, Google+ entre outros.

Por que o Google destrói suas criações ?

Seria porque não funcionam?

Difícil cravar uma resposta, afinal muita coisa aí pode estar sob estratégias que só a empresa sabe.

O que cabe destacar ou ressalvar é que os “Mortos pelo Google” não são apenas uma “destruição”, são mais que isso: são uma Destruição Criativa que está implícita no mundo da Inovação e Criatividade.

Parece um contra-senso a “destruição criativa”, mas não é:

Ora, o Google está sendo criativo até nisso!

A “destruição criativa” ou “destruição criadora” é uma genuína referência com o que Joseph Schumpeter chamou em seu livro Capitalismo, Socialismo e Democracia.

Para Schumpeter, as inovações são a força motriz do crescimento econômico sustentado a longo prazo, embora destrua empresas (ou negócios) bem estabelecidas.

Ainda para Schumpeter a essência do capitalismo é dinâmica e um capitalismo “estático” seria uma contradição.

O Google está em movimento e a destruição de seus produtos apenas comprova isso.

Mais: comprova que devem ter outras inovações junto com muita criatividade à caminho.

Sobre inovação, Segundo Humberto Massareto, “a Essência da Inovação É RESULTADO; se não houver RESULTADO não existe Inovação” :

Necessário considerar 5 pontos, Inovação é:

– Introdução de um novo bem.u
– Introdução de um novo método de produção ou comercialização dos ativos existentes.
– Abertura de novos mercados.
– A Conquista de uma nova fonte de matérias-primas.
– A Quebra de um monopólio.


13 de Julho, sábado, 10h da manhã, aprenda a ser uma pessoa mais Criativa (ao vivo, e gratuito, com transmissão ao vivo pelo Youtube)
Inscreva-se gratuitamente!


Se não ficou devidamente claro o que foi colocado até aqui: um resumo é que o Google inova mesmo quando MATA seus produtos e está fazendo isso porque está em movimento.

Vale a pena aprender com o Google.

Você ou sua empresa estão em movimento?

O que já está morto? O que vai morrer?